[notícias sobre o ato] Como foi feita a projeção a laser verde no rosto do Tramontina

Na Revista Forum / Blog do Rovai. Publicado em 13 de julho de 2013.

“Fiquei aqui de casa assistindo o SP TV e  colaborei com o pessoal na intervenção artística dando informações junto com outras pessoas sobre o que estava acontecendo no programa.  A ação foi realizada numa auto gestão de coletivos de mídia e arte”, explica. “Antes de realizar a intervenção assistimos muitos programas pela internet e teve um pessoal que foi no local antes. Há toda uma preparação para uma ação como essa.”

Paulinho Fluxus foi o coordenador da ação que pintou o rosto do Lobão na Virada Cultural. Na ocasião, o entrevistei quando ele estava na delegacia do Campos Elíseos. Ele prestava depoimento por conta daquela intervenção.

Quando fiquei sabendo que o rosto do apresentador Carlos Tramontina havia sido pintado de laser verde no SP TV, o nome que me veio à mente foi de Paulinho Fluxus.

Estaria o artista do Tanque Rosa Choque por trás de mais esta ação?

Só há pouco consegui conversar com Paulinho Fluxus, que está de molho. No conflito com a Polícia Militar nas manifestações do dia 13 de junho ele quebrou a perna. Isso significa que não participou da ação de ontem, certo? Errado.

“Fiquei aqui de casa assistindo o SP TV e  colaborei com o pessoal na intervenção artística dando informações junto com outras pessoas sobre o que estava acontecendo no programa.  A ação foi realizada numa auto gestão de coletivos de mídia e arte”, explica. “Antes de realizar a intervenção assistimos muitos programas pela internet e teve um pessoal que foi no local antes. Há toda uma preparação para uma ação como essa.”

Fluxus explica que o disparo do laser que pintou o rosto de Tramontina não foi realizado apenas por uma pessoa, mas a partir de “uma pirâmide de luz”. Ele revela que foram apontadas projeções de laser de quatro pontos distintos para a mesma direção do estúdio onde acontecia o SP TV.

“Estudamos pontos mais distantes do chão do prédio. As pessoas que dispararam o laser estavam na periferia da manifestação para ter ângulos diferentes das entradas para o estúdio. Nossa intenção era fazer a ocupação da mídia, atravessando os portões e a blindagem da Globo.” E continua: “Mesmo a Globo tendo dito que haviam 400 manifestantes, quando eram quase uns 5 mil, eles não conseguiram diminuir e nem deturpar a reverberação estética da nossa ação. Isso mostra o grande potencial desse tipo de intervenção artística. Precisamos fazer isso em outros lugares, ocupando a mídia com luzes. Mostrar um outro verde deste outro brasil.”

O laser verde usado na ocupação do SP TV é de 532 nanômetros, segundo Fluxus. E ele afirma que ainda não há como a Globo impedir novas ações desse tipo enquanto estiver utilizando a Ponte Estaiada como cenário. “É bom registrar também que este tipo de intervenção artística não é agressiva e nem ilegal. É uma forma de manifestação cultural. Neste caso, estamos propondo um outro espaço de articulação do Ocupa a Mídia. O que fazemos são disparos estéticos.”

O ato de São Paulo na frente da Globo na noite de ontem (11) também foi diferente porque não foi só uma manifestação, com gente portando bandeiras, cartazes e gritando palavras de ordem. Além do laser que desconcertou o apresentador Tramontina, outras intervenções chamaram a atenção e repercutiram durante todo o dia de hoje nas redes. Entre elas, os relógios de rua que passaram a ser outdoors do “Ocupe a Mídia”, a Ponte Estaiada que passou a se chamar jornalista Vladimir Herzog, as projeções que agregaram as palavras mente e sonega associadas à palavra Globo no prédio da empresa e as calçadas grafitadas com o Ocupe a Mídia. Alem disso, houve ao menos a transmissão ao vivo por webtv do Ninja e outra pela Rádio Chiado.

É a luta pela democratização das comunicações entrando em outro momento. Dando um baile artístico na mídia tradicional. Se você quiser fazer parte do Ocupe a Mídia, cola lá na página no Facebook do grupo.

PS: A pedido do Paulinho Fluxus corrigi um trecho de sua declaração que no entendimento dele poderia parecer que a ação foi coordenada ou dirigida por ele. Esclareço que em nenhum momento da entrevista Paulinho disse isso ou algo parecido com isso.

This entry was posted in 1º grande ato, notícias sobre o ato. Bookmark the permalink.